Cirurgia endoscópica nasal minimamente invasiva


A cirurgia endoscópica nasal é o nome dado para o conjunto de procedimentos cirúrgicos aplicados no tratamento de alterações funcionais do nariz, como o desvio do septo nasal, hipertrofia dos cornetos nasais, pólipos nasais e sinusite crônica.


Esses procedimentos são realizados por videoendoscopia.




A ótica e os instrumentos são introduzidos através das narinas do paciente, sem a necessidade de cortes externos. O médico otorrinolaringologista realiza as correções necessárias para restaurar o bom funcionamento do nariz, sempre procurando preservar as estruturas nasais e a provocar o menor trauma de mucosa possível, tornando o procedimento minimamente invasivo. A utilização de laser contribui para isso, pois ele provoca menos dano térmico à mucosa nasal, reduz o risco de sangramento e permite que a recuperação pós-operatória seja mais rápida. Com esta técnica, não é necessário utilizar curativo e tampão nasal.


Após a cirurgia, o paciente permanece em observação no hospital durante algumas horas e geralmente, pode receber alta no mesmo dia. A obstrução nasal e a dor, que costuma ser leve e ceder com analgésicos comuns, tendem a se resolverem até o final da segunda semana. Características individuais e a extensão da cirurgia podem fazer com o que período de recuperação seja mais prolongado.


O pós-operatório exige alguns cuidados:


  • Evitar esforço físico durante pelo menos 3 semanas

  • Não assoar o nariz durante a primeira semana após a cirurgia

  • Lavar o nariz com soro fisiológico em abundância. Isso ajuda a remover as crostas, reduz o risco de infecções e acelera a recuperação pós-operatória.

  • Utilizar as medicações prescritas e comparecer nos retornos pós-operatórios



13 views0 comments

Recent Posts

See All