O que é a especialidade Medicina do Sono



A Medicina do Sono é uma subespecialidade da Otorrinolaringologia, responsável por estudar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sono.


Dormir é mais do que descansar, é um processo fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo e também da mente. É durante o sono que o cérebro se "desintoxica" de substâncias produzidas e acumuladas durante a vigília. Durante o sono profundo, acontece a produção de hormônio do crescimento. Estudos comprovam que um sono de má qualidade está relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças metabólicas, com o diabetes mellitus, e de doenças do coração.


Como saber se você dorme bem?

Sonolência diurna, dificuldade de concentração e irritabilidade são as principais queixas de uma pessoa que não dorme bem a noite.No entanto, o distúrbio do sono pode se manifestar de formas muito variadas, como dificuldade de concentração, depressão, alteração da pressão arterial, arritmia e alteração do crescimento.


A presença de ronco e de interrupções da respiração durante o sono são altamente sugestivos de apneia obstrutiva do sono.


Na maior parte dos casos, o diagnóstico pode ser definido com segurança através de critérios clínicos. Porém, em algumas situações específicas, pode ser necessária a realização de exames de avaliação objetiva da qualidade do sono, com o a polissonogafia, a actigrafia e o testes de múltiplas latências do sono.

3 views0 comments

Recent Posts

See All