Sonoendoscopia

Updated: May 2



A sonoendosocopia, também conhecida como endoscopia do sono induzido ou DISE (do inglês drug-induced sleep endoscopy), é um exame de nasofibrolaringoscopia realizado sob uma sedação leve, com o objetivo de avaliar o comportamento da via aérea superior durante o sono. Através deste exame, é possível identificar as estruturas causadoras do ronco e da apneia.


A principal indicação do exame é avaliar os pacientes candidatos à cirurgia para o tratamento do ronco e da apneia. Nenhum paciente é igual ao outro. O melhor entendimento do comportamento da faringe e das características individuais, possibilita que o médico indique a técnica cirúrgica mais adequada para cada caso, aumentando, assim, a chance de sucesso cirúrgico.


O exames também está indicado na avaliação da resposta ao aparelho intraoral, na análise da dificuldade de adaptação ao CPAP e no estudo do insucesso cirúrgico.


É importante frisar que a sonoendoscopia é um exame complementar na avaliação do paciente com ronco e apneia do sono e não substitui a realização da polissonografia para o diagnóstico correto.





6 views0 comments