Quando o septo nasal está desviado, pode bloquear a cavidade nasal, impedindo a passagem do ar parcial ou completamente.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
As doenças podem ser parecidas, porém com intensidade dos sintomas e riscos de complicações diferentes.
O resfriado pode ser causado por diversos tipos de vírus, principalmente, pelo rinovírus. Seus sintomas são mais leves do que os da gripe. Começam como uma irritação no nariz e na garganta, seguidos por congestão nasal, espirros, tosse e coriza.
Adultos e crianças maiores não costumam ter febre ou apresentam febre baixa. As principais complicações são a otite média aguda e a sinusite. Não existe um medicamente eficaz no tratamento do resfriado, e assim como na gripe, o tratamento é direcionado para o controle dos sintomas.
A gripe é a infecção das vias aéreas provocada pelos vírus influenza A, B e C, sendo o vírus influenza A o seu principal representante. Nos últimos anos, os subtipos com maior circulação são o A(H1N1) e o A(H3N2), ambos com as mesmas manifestações clínicas e a mesma gravidade.
O início dos sintomas é súbito e intenso: febre alta, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta e tosse seca. A pneumonia é a complicação mais importante e a grande responsável pelos casos de internações e de óbitos. O tratamento é sintomático, como o uso de antitérmicos para alívio da febre e das dores. O uso de antiviral pode estar indicado em casos mais graves.
This Post Has 0 Comments